segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O QUE É LIDERANÇA ?



Poucos termos suscitaram tanto debate em torno de sua definição como liderança. Não há dúvida de que é importante. Uma análise sobre todas as definições de liderança constata que é comum a todos a noção de que os líderes são indivíduos que, por suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada. Esta definição sugere que a liderança é um processo de influência.
A distinção entre líder e liderança é importante, mas confusa. O líder é o indivíduo; liderança é a função ou atividade que o indivíduo executa. A palavra líder é freqüentemente empregada para descrever os indivíduos que detém posições de autoridade formal em uma organização, a despeito do modo como efetivamente atuam em seus cargos. Mas o mero fato de alguém ser visto como líder formal em uma organização nem sempre quer dizer que ele exerça liderança.
Convém pensar na liderança como uma habilidade para inspirar as pessoas. Enquanto o gerenciamento está voltado para objetos inanimados, a liderança objetiva eleva o potencial humano. Ou, como afirma o almirante Grace Murray Hopper: “Na batalha, você não pode gerenciar homens. Você gerencia coisas; as pessoas você lidera”.
Dessa forma, aprendemos que os líderes formais – os que detém posições de autoridade – nem sempre exibem comportamentos de liderança. Por outro lado, freqüentemente empregamos a palavra líder para descrever pessoas que estão demonstrando liderança nas organizações, mesmo que elas não ocupem cargos formais de líderes. São os líderes emergenciais ou informais, ou seja, pessoas nas organizações que atuam como líderes, mas que não detém posições formais de liderança.

Nenhum comentário: