domingo, 30 de dezembro de 2007

GESTÃO BASEADA EM COMPETÊNCIA

O gerenciamento de pessoas é essencial para o desenvolvimento das organizações e suas competências, levando em consideração que toda empresa visa os lucros, e pra isso elas precisam investir em seu capital humano, a fim de poder atingir suas metas e objetivos com eficácia. Procurar sempre a valorização dos clientes, o explorar e aprofundar o empenho dos empregados no trabalho, com treinamento e aperfeiçoamento, procurar sempre mantê-los com um nível de satisfação em alta, a participação em equipe é fundamental para que uma empresa tenha sucesso, o capital humano está muito valorizado e as empresas geralmente começam por análises de cargos visando definir os cargos no interior da organização e os comportamentos necessários para desempenhá-lo. É o processo pelo qual a administração certifica-se de que tem o número correto de tipos de pessoas no lugar certo e na hora certa, que são capazes de concluir com eficácia e eficiência as tarefas que ajudarão a organização a alcançar seus objetivos gerais.
A gestão de recursos humanos, representa um importante papel para o bom desempenho da organização e de seus colaboradores, quando orientada por competências representa um importante passo na direção da gestão dos talentos, pessoas criativas e almejando a execução de atividades que lhes sejam mais desafiadoras.
Cada posto de trabalho exige conhecimentos específicos e conhecimentos essenciais. O conhecimento é um indicador de competências que ajuda a lidar com o paradoxo da fortaleza e da flexibilidade. Quanto mais conhecimento adquirido, mais o trabalhador se torna forte para enfrentar os desafios e as mudanças.exigidas pela empresa.

RH & NEGÓCIOS

Atualmente há um maior investimento das organizações em áreas de recursos humanos, a gestão de pessoas têm tido uma freqüente a avaliação das principais causas que levam os funcionários a saírem de uma empresa e também quais os fatores que levam a instituição a demiti-los. Além de ser oneroso para a instituição empresarial, o elevado índice de turnover, aponta que algo não está indo bem e precisa ser melhorado. Fora o gasto com admissões e demissões, há todo um transtorno gerado na empresa por falta de mão-de-obra, o que pode abalar mais futuramente a sua produtividade. Com o mercado amplamente competitivo, é crescente a busca constante por profissionais com um maior grau de profissionalização. O que dificulta na busca de um colaborador ideal para muitas empresas, pois pode se deduzir que os melhores profissionais já estejam empregados. Mas as instituições apresentam a consciência de que ninguém é insubstituível, por mais gastos que possa gerar para a empresa é um fato real e que precisa ser resolvido. É nítido que o papel do profissional de recursos humanos deve estar atento às constantes mudanças do mercado externo e também da realidade das pessoas que compõe a organização. Podem ser movidas ações que venham a auxiliar a manter um baixo indicador de rotatividade de pessoal, cabe a gestão de pessoas encontrar quais as melhores ferramentas eficazes para auxiliar na manutenção de pequeno índice de turnover.O trabalho em equipe: as equipes estão sendo introduzidas no mundo inteiro como meio para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação do trabalhador.