segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

COMO AS ORGANIZAÇÕES DEVEM SER ADMINISTRADAS

O cenário atual remete a uma grande reflexão sobre as maneiras pelas quais as organizações devem ser administradas, por causa das constantes mutações e agitações do século XXI. Na sociedade do conhecimento, as empresas capazes de renovar continuamente através da inovação em estratégias, produtos, processos, relacionamento humano e conexão com a sociedade, definitivamente obterão amplas vantagens competitivas.
Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem sobre o mundo e os fatos que os envolvem de forma histórica, social e cultural. Têm a necessidade fundamental de compreender as coisas que vêem, daquilo que lhes solicitam, do que lhe discorrem, do que lhe doutrinam. Dependendo do ambiente em que vivem; dos hábitos, costumes, valores, linguagem e cultura que compartilham, vão se desenvolvendo de forma distinta, com toda essa influência social transformando-os e também sendo transformados por eles, na interação interpessoal e intergrupal.
Partindo-se dessa visão, o desempenho do líder necessita estar ancorado na compreensão de que as relações sociais ocasionam o processo interdependente de constituição e apropriações recíprocas de significados que incide entre os indivíduos, influenciando sua subjetividade como forma de melhoria para o âmbito organizacional.
Segundo Penteado (1973, p.1) líder “é a pessoa que vai à frente para guiar ou mostrar o caminho, ou que precede ou dirige qualquer ação, opinião ou movimento.” Os líderes estabelecem direção desenvolvendo uma visão de futuro; eles incluem seus colaboradores comunicando essa visão e inspirando-os a vencer obstáculos. (ROBBINS,2002)
O líder intermediário é o elo entre o nível estratégico e o operacional. Função esta que é o resultado da diminuição das escalas hierárquicas nas organizações, da unificação de várias funções intermediárias. Ele tem a missão de orientar, coordenar, motivar e dirigir as informações e ações dos potenciais humanos existentes internamente na empresa, além de assumirem outros papéis e maiores responsabilidades, pelo achatamento hierárquico.
São os líderes intermediários que produzem a verdadeira transformação, eles surgem como seres perceptíveis na organização para o aproveitamento e desenvolvimento desse valor primordial; o talento humano. Sendo indispensável na definição de políticas de desenvolvimento, nos quais os funcionários da organização devem focalizar seus esforços para aprendizagem.
Os objetivos da empresa são materializados através de resultados, que decorrem do desempenho de quem os obtém. Mas os resultados não surgem sozinhos ou por acaso. Eles são alcançados através das pessoas.
Uma das maneiras de medir o desempenho de um líder é através do desempenho da sua equipe, na medida em que liderar implica na de resultados através das pessoas. O líder tem que maximizar e garantir a obtenção de resultados da sua equipe, através da manutenção de expectativas elevadas, quer para os resultados, quer para as relações com os seus colaboradores. Todo o líder que conseguir conciliar os aspectos profissionais da sua equipe, com a criação de um ambiente propício à motivação dos seus colaboradores, terá assegurado as condições necessárias para a obtenção do sucesso. Sucesso significa a obtenção dos resultados definidos pelos objetivos, mas significa também bons relacionamentos interpessoais.
Com base no enfoque dado à liderança, a proposta deste estudo gira em torno do conceito de líder intermediário. Uma das atribuições desse líder deve ser a tentativa de proporcionar uma contínua melhoria da competitividade organizacional, garantindo um ambiente propício à realização salutar das atividades dos seus parceiros profissionais, ou seja, dos seus colaboradores.
O presente trabalho tem como objetivo estudar a liderança intermediária na Indústria de Calçados Bibi Nordeste situada na cidade de Cruz das Almas -BA e seus impactos no processo produtivo. Pretende-se pesquisar na empresa a gestão do líder intermediário: a eficácia da liderança para seus liderados e as implicações no nível de produção e satisfação dos subordinados; a utilização do líder da competência humana como principal recurso produtivo.
A metodologia do estudo, nortear-se na obtenção de dados com questionários aos dois atores em foco: os facilitadores (líderes intermediários da indústria, responsáveis pelo gerenciamento de grupos de cem pessoas em pequenas fábricas) e os colaboradores (funcionários operacionais), juntamente com análises de informações de documentos internos e externos fornecidos pela empresa.
Esse estudo contribuirá para o aperfeiçoamento da liderança intermediária, focando as dificuldades encontradas nesses líderes e sua forma de liderar.

1. Identificar o perfil dos líderes de nível intermediário e suas influências no processo produtivo, enquanto agentes de ligação entre o nível estratégico e o operacional.

2. Verificar se os líderes entendem o seu papel de abrangência na organização;
Identificar as habilidades humanas, e administrativas dos líderes intermediárias para a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores e da organização;
Investigar como a cultura organizacional impacta no processo de liderança;
Propor meios de melhoria na comunicação entre os líderes e os liderados para excelência de suas atividades profissionais;
Identificar possíveis vieses que influenciam no desempenho e conduta de um líder eficaz.

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